
PEQUENOS NEGÓCIOS: ORIENTAÇÕES
SOBRE AS PRINCIPAIS ALTERNATIVAS DE
SERVIÇOS FINANCEIROS
Visto o desenvolvimento e estruturação dos pequenos negócios, torna-se necessário para os empreendimentos o investimento em reformas, máquinas e equipamentos, além do incremento de capital de giro de forma que possam acompanhar o seu crescimento, o mercado e as inovações constantes. É preciso, portanto, orientar os empresários de pequenos negócios sobre os principais aspectos
a serem considerados para se obter produtos e serviços financeiros adequados às necessidades reais das empresas.
Pesquisa realizada com o objetivo de conhecer a relação entre os empreendimentos de pequeno porte de panificação e as instituições financeiras referente à obtenção de crédito demonstrou que 81% dos empresários necessitam de financiamento, sendo 47% para compra de máquinas e equipamentos e 43% para capital de giro e reforma da loja. Porém, somente 65% dos empresários entrevistados já conseguiu obter algum tipo de financiamento.
A Educação Financeira é a forma que os indivíduos e as empresas tem para melhorarem sua compreensão dos conceitos e dos produtos financeiros, com informação, formação e orientação claras para adquirir as competências e terem consciência das oportunidades e dos riscos neles envolvidos.
Organizar as finanças da empresa é o primeiro passo para estabelecer um relacionamento com as instituições financeiras ofertantes de produtos e serviços bancários, em especial o crédito.
A decisão de investir e financiar o crescimento da empresa deve estar baseada em informações e controles financeiros que darão a certeza de que os recursos a serem buscados serão utilizados para alavancar o negócio e não para cobrir deficiências de gestão financeira.
A educação financeira para os pequenos negócios se resume a conhecer o Sistema Financeiro Nacional, seus principais agentes, os produtos e serviços bancários disponibilizados para as pessoas jurídicas de pequeno porte para o financiamento de capital de giro e de investimento.
Fonte: Sebrae - SP